quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Compaixão


Em 1 Pedro 3:8-9 diz: “Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção”.
Significado: Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional do outro.  A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia(colocar-se no lugar do outro, porém sem perder nunca essa condição de “como se”, como se fosse a outra pessoa) pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.


Será que estamos andando em amor e compaixão para com os outros? Isso é fazer o que fomos chamados para fazer! Se colocar do lugar do outro, interceder e gerar vidas dentro de nós, ter misericórdia e se importar com o pecador, ou com o irmão do lado; tomar atitudes de perdão assim como o pai do filho pródigo (“Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” Lucas 15:20”) que aceitou o seu filho que tinha lhe deixado e desonrado como se nada tivesse acontecido, fazendo uma festa pra ele. Sempre pensar o melhor do outro. Só assim vamos viver realmente como Deus nos chamou, em amor e compaixão.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário